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Autores: Gabriela Deguchi e Leandro Lima





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quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Tecnologia e a Máquina Humana

 

Por diversas vezes somos abordados e influenciados sobre a força existente e permanente da tecnologia, a pressão exercida sobre a sociedade engloba necessidades essências para a construção e evolução da civilização, na área da medicina por exemplo, os avanços com relação a doenças como câncer, AIDS entre outras, estão cada vez mais perto da cura a cada semana surge novas descobertas e possibilidades de como se pode melhor a qualidade de vida deste grupo, também podemos afirmar que o ser humano estende sua existência de vida com a melhoria dos processos tecnológicos. 

Acredito que uma das mais importantes vertentes que a tecnologia pode exercer sobre o indivíduo é seu uso para a formação completa do ser, ou seja, conhecimento científico, intelectual, cultural e artístico.

Essa base implicitamente necessária para que o indivíduo se torne ativo, completa-se com suas habilidades cognitivas construídas na convivência da relação que ocorrem no decorrer da sua vida, afirmo isso, que os recursos já existentes podem servir como apoio, embora não seja uma determinante, porém, hoje, como é um fato dominante, não exclui – se pelo o que ela pode nos proporcionar , logo, a interconectividade psicopedagógica torna-se um impulsionador da evolução da sociedade sobre o ponto de vista que esta acelera seus processos ocasionando uma reação em cadeia prolongada e mantida por si mesma. 

A direção desse processo deve ser acompanhada pelos próprios indivíduos que nela atuam com influência mínima tanto do Estado como das indústrias, pois como já é sabido, esses são completamente incapazes de sair da redoma econômica, mensurando e conduzindo a grande massa como uma grande máquina humana que e alimenta-se dela mesma. 

Leandro Lima

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Internet e Educação

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.

De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.

“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.

Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.



Talluany Lino - Participação Especial

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conceitos de criticidade enunciados por Gramsci e Paulo Freire.

Criticidade é a consciência da possibilidade de luta pela conquista e preservação da liberdade de agir e pensar, e da igualdade de oportunidades e responsabilidades que reforçarão as atividades críticas.
Autonomia é o exercício de dizer suas palavras e de se pronunciar, é a condição do ser humano responder quando lhe for solicitado e ser o "protagonista" de seu próprio destino, é poder pensar e fazer as coisas por si só." - Talluany Lino.

O que é um portifólio?

"Portifólio é um instrumento que pode ser representado por uma pasta real ou eletrônica que armazena textos, citações, artigos, trechos, imagens o que for que aluno tenha desenvolvido. Pode ser partilhado com seus colegas e professores. Auxilia na autonomia reflexiva do educando, tornando-o uma pessoa mais crítica, interligando o saber e ampliando seu conhecimento. É uma forma do aluno saber organizar e estruturar melhor seu aprendizado e conhecimento. REFLETE, ESCREVE E DIALOGA MELHOR." - Gabriela Deguchi

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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TICS - Autonomia e Criticidade

   Este foi o assunto abordado em sala de aula no dia 12 de Setembro na avaliação de Educação e Tecnologia.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CRITICIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO ATUAL ENVOLVENDO AS TICS?

  "O uso das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação) em conjunto com as práticas metodológicas abordadas em sala de aula visam a construção de um aluno mais crítico e autônomo. O professor planeja sua aula que sofre influência social externa, cada vez mais assuntos de política, sociedade, filosofia fazem parte da discussão escolar. Interligando a didática do docente com as TCIS só tem acrescentar no conhecimento dos educandos, o incentivo à pesquisa na internet, com base em uma boa instrução o aluno torna-se mais crítico e autônomo. Não só o aluno ganha mas também o professor, pois ele planeja e reflete cada vez mais prática adotada. Infelizmente as TICS não está na realidade de todos, mas pouco a pouco vai sendo implantada, um bom exemplo é o uso da televisão que já é uma realidade." - Gabriela Deguchi


"A relação da criticidade com a educação se dá através de um circulo dialético que faz com que os sujeitos envolvidos refletem na construção de conhecimento e por isso a ação é uma consequência que levará para os sujeitos as modificações da compreensão de mundo e cultura, sendo que as novas expressões intelectuais que surgem vão gerar novas reflexões" - Talluany Lino

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Citação de Nelson Pretto e Cláudio C. Pinto

"Surge o computador como extensão das capacidades cognitivas humanas, beneficiando o pensar, o criar e o memorizar. Máquinas que não estão mais apenas a serviço do homem, mas que com ele interagem, formando um conjunto homem-máquina pleno de significado".


Citação de Neville W. Homes

"O problema não está no computador, mas nas imposições dos sistemas educacionais, fiéis a toda sorte de objetivos, nem sempre educacionais,e, muitas vezes, dedicados a concepções utilitárias da educação."