Criticidade é a consciência da possibilidade de luta pela conquista e preservação da liberdade de agir e pensar, e da igualdade de oportunidades e responsabilidades que reforçarão as atividades críticas.
Autonomia é o exercício de dizer suas palavras e de se pronunciar, é a condição do ser humano responder quando lhe for solicitado e ser o "protagonista" de seu próprio destino, é poder pensar e fazer as coisas por si só." - Talluany Lino.
Muito interessante esta citação Talu,No CAPÍTULO IV - A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE.
ResponderExcluir4.4 - CURIOSIDADE, CRITICIDADE E A AUTONOMIA
Paulo Freire (ibid, p. 32) defende a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, pois faz parte da natureza da prática docente indagar, buscar, pesquisar. A pesquisa possibilita conhecer a novidade e contribui para que a curiosidade vá se tornando cada vez, metodicamente, mais rigorosa, e assim saia da ingenuidade e transforme-se em curiosidade epistemológica52 (cf. ibid). A curiosidade ingênua é o que caracteriza o senso comum, é um saber feito apenas da experiência sem rigorosidade metódica. A ingenuidade é nociva à autonomia, pois impede, inclusive, a percepção dos elementos de heteronomia que nos cercam. A rigorosidade metódica é necessária para que conheçamos melhor o mundo e a nós, e, assim, tenhamos maior capacidade de nos determinarmos, elemento essencial para sermos autônomos.
Bjks Déde Teodoro