WELCOME





Sejam bem vindos ao Blog Educação e Tecnologia! Amplie seu conhecimento de uma forma fácil e divertida de estudar.






Autores: Gabriela Deguchi e Leandro Lima





PARTICIPEM E COMENTEM!




terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conceitos de criticidade enunciados por Gramsci e Paulo Freire.

Criticidade é a consciência da possibilidade de luta pela conquista e preservação da liberdade de agir e pensar, e da igualdade de oportunidades e responsabilidades que reforçarão as atividades críticas.
Autonomia é o exercício de dizer suas palavras e de se pronunciar, é a condição do ser humano responder quando lhe for solicitado e ser o "protagonista" de seu próprio destino, é poder pensar e fazer as coisas por si só." - Talluany Lino.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta citação Talu,No CAPÍTULO IV - A EDUCAÇÃO PARA A AUTONOMIA EM PAULO FREIRE.
    4.4 - CURIOSIDADE, CRITICIDADE E A AUTONOMIA
    Paulo Freire (ibid, p. 32) defende a indissociabilidade entre ensino e pesquisa, pois faz parte da natureza da prática docente indagar, buscar, pesquisar. A pesquisa possibilita conhecer a novidade e contribui para que a curiosidade vá se tornando cada vez, metodicamente, mais rigorosa, e assim saia da ingenuidade e transforme-se em curiosidade epistemológica52 (cf. ibid). A curiosidade ingênua é o que caracteriza o senso comum, é um saber feito apenas da experiência sem rigorosidade metódica. A ingenuidade é nociva à autonomia, pois impede, inclusive, a percepção dos elementos de heteronomia que nos cercam. A rigorosidade metódica é necessária para que conheçamos melhor o mundo e a nós, e, assim, tenhamos maior capacidade de nos determinarmos, elemento essencial para sermos autônomos.
    Bjks Déde Teodoro

    ResponderExcluir