WELCOME





Sejam bem vindos ao Blog Educação e Tecnologia! Amplie seu conhecimento de uma forma fácil e divertida de estudar.






Autores: Gabriela Deguchi e Leandro Lima





PARTICIPEM E COMENTEM!




quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TICS - Autonomia e Criticidade

   Este foi o assunto abordado em sala de aula no dia 12 de Setembro na avaliação de Educação e Tecnologia.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CRITICIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO ATUAL ENVOLVENDO AS TICS?

  "O uso das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação) em conjunto com as práticas metodológicas abordadas em sala de aula visam a construção de um aluno mais crítico e autônomo. O professor planeja sua aula que sofre influência social externa, cada vez mais assuntos de política, sociedade, filosofia fazem parte da discussão escolar. Interligando a didática do docente com as TCIS só tem acrescentar no conhecimento dos educandos, o incentivo à pesquisa na internet, com base em uma boa instrução o aluno torna-se mais crítico e autônomo. Não só o aluno ganha mas também o professor, pois ele planeja e reflete cada vez mais prática adotada. Infelizmente as TICS não está na realidade de todos, mas pouco a pouco vai sendo implantada, um bom exemplo é o uso da televisão que já é uma realidade." - Gabriela Deguchi


"A relação da criticidade com a educação se dá através de um circulo dialético que faz com que os sujeitos envolvidos refletem na construção de conhecimento e por isso a ação é uma consequência que levará para os sujeitos as modificações da compreensão de mundo e cultura, sendo que as novas expressões intelectuais que surgem vão gerar novas reflexões" - Talluany Lino

3 comentários:

  1. Espero que tenham se saído bem na avaliação. Pois "aquele" professor é bem chatinho...
    A propósito de avaliações, o mesmo professor está solicitando que o blogueiro insira uma página de texto (não uma postagem) relacionando o TITULO DO ARTIGO e o NOME DOS AUTORES (do artigo, não do blog).

    ResponderExcluir
  2. DidáTica Volume 1 2 e 3
    http://www.slideshare.net/aej400aej/didtica-volume-1-2-e-3
    Didática Professor-elaborador de materiais No contexto atual, considerando os avanços tecnológicos e as facilidades das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o professor conta com uma série de recursos para a produção de materiais didáticos que podem subsidiar a sua prática pedagógica. Em geral, os docentes que trabalham na educação básica (ensino fundamental e ensino médio) utilizam os materiais didáticos já produzidos e difundidos pelos programas nacionais, como o PNLD- Programa Nacional do Livro Didático19. Saiba Mais 19 “O governo federal executa três programas voltados ao livro didático: o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e o Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA). Seu objetivo é prover as escolas das redes federal, estadual e municipal e as entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado com obras didáticas de qualidade. Os livros didáticos são distribuídos gratuitamente para os alunos de todas as séries da educação básica da rede pública e para os matriculados em classes do programa Brasil Alfabetizado. Também são beneficiados, por meio do programa do livro didático em braille, os estudantes cegos ou com deficiência visual, os alunos das escolas de educação especial públicas e das instituições privadas definidas pelo censo escolar como comunitárias e filantrópicas”. Fonte: http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=livro_didatico.html É muito importante que o professor também elabore materiais didáticos, tornando-se um professor-autor, sujeito de suas próprias concepções teórico-metodológicas. Assim, é fundamental o professor elaborar roteiros de aula, guias de estudo.
    http://www.slideshare.net/aej400aej/didtica-volume-1-2-e-3
    De uma olhada no site meninos bjin dede teo

    ResponderExcluir
  3. Galera olhem esse blog sera bem útil a voces bjks dede teo
    http://filosofiaesociologianasaladeaula.blogspot.
    com/

    ResponderExcluir