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Autores: Gabriela Deguchi e Leandro Lima





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quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Internet e Educação

“A Internet é muito mais que um mero instrumento. Além de um dispositivo, ela representa um modo diferente de efetivar a comunicação e o processamento social da informação”. Esta observação é feita por Arnaud Soares Júnior, professor do mestrado em educação e tecnologia da Universidade Estadual da Bahia e autor do livro “Tecnologias Inteligentes e Educação: currículo hipertextual”.

De acordo com o educador, neste panorama de efetiva transformação, o uso da Internet não representa grande desafio para que os professores aprendam a sua utilização, porque suas funções mais sofisticadas são acionadas até mesmo por intuição. Isso por causa da expressão “interface amigável”, que viabiliza o manuseio rápido e fácil.

“Para acessar a Internet não se requer nenhum grau mais elevado de operação mental. Mas, discriminar suas características tecnológicas, sua lógica de funcionamento, e sua natureza comunicativa e informacional, de modo crítico, criativo e politicamente engajado, requer um processo de formação mais abrangente e conseqüente. Tal não poderá ser feito, por exemplo, pelos cursos relâmpagos de informática, nem pelos treinamentos em informática básica”, analisa o professor.

Já no que diz respeito a utilizar a internet como meio para atrair a atenção dos estudantes, Arnaud salienta que não basta prender a atenção dos estudantes com a tecnologia, porque isto já acontece naturalmente, em virtude das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) exercerem fascínio nas novas gerações.

“A questão mais importante é como garantir uma educação de qualidade com a utilização das TICs e como definir sua utilização mais pertinente em cada contexto de formação. Para tanto devem ser consideradas as condições e as necessidades inerentes a cada contexto, além das novas tensões sociais que aí se refletem em função do crescente processo de globalização”, explica Arnaud Soares.

Para finalizar, o pedagogo menciona que diferente do que muitas pessoas acreditam, a Internet não é só uma rede meramente técnica e digital. “A Internet dever vista pelos educadores como uma rede de comunicação, de cultura, de socialização e sociabilidade. Ela está relacionada aos interesses políticos e mercadológicos, além de sua dinâmica estar submetida aos efeitos dos desejos e de representações sociais”, conclui Arnaud.



Talluany Lino - Participação Especial

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conceitos de criticidade enunciados por Gramsci e Paulo Freire.

Criticidade é a consciência da possibilidade de luta pela conquista e preservação da liberdade de agir e pensar, e da igualdade de oportunidades e responsabilidades que reforçarão as atividades críticas.
Autonomia é o exercício de dizer suas palavras e de se pronunciar, é a condição do ser humano responder quando lhe for solicitado e ser o "protagonista" de seu próprio destino, é poder pensar e fazer as coisas por si só." - Talluany Lino.

O que é um portifólio?

"Portifólio é um instrumento que pode ser representado por uma pasta real ou eletrônica que armazena textos, citações, artigos, trechos, imagens o que for que aluno tenha desenvolvido. Pode ser partilhado com seus colegas e professores. Auxilia na autonomia reflexiva do educando, tornando-o uma pessoa mais crítica, interligando o saber e ampliando seu conhecimento. É uma forma do aluno saber organizar e estruturar melhor seu aprendizado e conhecimento. REFLETE, ESCREVE E DIALOGA MELHOR." - Gabriela Deguchi

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quarta-feira, 14 de setembro de 2011

TICS - Autonomia e Criticidade

   Este foi o assunto abordado em sala de aula no dia 12 de Setembro na avaliação de Educação e Tecnologia.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE CRITICIDADE E AUTONOMIA NA EDUCAÇÃO ATUAL ENVOLVENDO AS TICS?

  "O uso das TICS (Tecnologia da Informação e Comunicação) em conjunto com as práticas metodológicas abordadas em sala de aula visam a construção de um aluno mais crítico e autônomo. O professor planeja sua aula que sofre influência social externa, cada vez mais assuntos de política, sociedade, filosofia fazem parte da discussão escolar. Interligando a didática do docente com as TCIS só tem acrescentar no conhecimento dos educandos, o incentivo à pesquisa na internet, com base em uma boa instrução o aluno torna-se mais crítico e autônomo. Não só o aluno ganha mas também o professor, pois ele planeja e reflete cada vez mais prática adotada. Infelizmente as TICS não está na realidade de todos, mas pouco a pouco vai sendo implantada, um bom exemplo é o uso da televisão que já é uma realidade." - Gabriela Deguchi


"A relação da criticidade com a educação se dá através de um circulo dialético que faz com que os sujeitos envolvidos refletem na construção de conhecimento e por isso a ação é uma consequência que levará para os sujeitos as modificações da compreensão de mundo e cultura, sendo que as novas expressões intelectuais que surgem vão gerar novas reflexões" - Talluany Lino